O PAPEL DA ADVOCACIA PÚBLICA NO DEVER DE COERÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Rafael Carvalho Rezende Oliveira Professor Titular de Direito Administrativo do IBMEC.

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v5i2.392

Palavras-chave:

Advocacia pública, Estado Pós-moderno, Administração Pública, Coerência estatal.

Resumo

O artigo aborda o papel da advocacia pública na efetivação do dever de coerência da Administração Pública. O Estado Pós-moderno, fortemente marcado pela complexidade, pluralidade e incerteza, acarreta para o gestor público o desfaio de reduzir a insegurança jurídica e dispensar tratamento isonômico aos administrados. A efetividade do princípio da segurança jurídica e da garantia de coerência estatal depende da melhoria da gestão pública, mas, também, da organização e da autonomia da advocacia pública. Destacada no texto constitucional como função essencial à Justiça, a advocacia pública é responsável pelo controle interno e defesa da juridicidade dos atos estatais, garantindo aos administrados uma gestão pública dentro dos parâmetros fixados no ordenamento jurídico. A atuação coerente e isonômica da Administração Pública, evitando a edição de atos contraditórios e o tratamento desigual entre pessoas inseridas em contextos semelhantes, depende, em larga medida, da atuação do advogado público que, por essa razão, deve ter assegurada a sua independência funcional. No exercício de sua missão institucional, a advocacia pública deve zelar pela coerência administrativa, o que revela a necessidade de emissão de pareceres e outras formas de manifestação jurídica, inclusive na esfera judicial, que garantam o respeito aos precedentes judiciais e administrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Carvalho Rezende Oliveira, Professor Titular de Direito Administrativo do IBMEC.

Doutor em Direito pela UVA-RJ. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado (PPGD/UVA). Professor de Direito Administrativo da EMERJ e do curso FORUM. Professor dos cursos de Pós-Graduação da FGV e Cândido Mendes. Membro do Instituto de Direito Administrativo do Estado do Rio de Janeiro (IDAERJ). Ex-Defensor Público Federal.

Referências

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Teoria das autolimitações administrativas: atos próprios, confiança legítima e contradição entre órgãos administrativos. In: Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico. Salvador, IBDP, n.14, maio/julho, 2008.

ARNAUD, André-Jean. Governar sem fronteiras: entre globalização e pós-globalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

BECK, Ulrich. La société du risque: Sur la voie d'une autre modernité. Paris: Editions Flammarion, 2001.

BINENBOJM, Gustavo. A advocacia pública e o Estado Democrático de Direito. Revista Brasileira de Direito Público. Belo Horizonte, v. 8, n. 31, out. 2010.

CHAPUS, Réné. Droit Administratif General, t. I, 15. ed. Paris: Montcherestien, 2001.

CHEVALIER, Jacques. O Estado Pós-Moderno. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

DÍEZ SASTRE, Silvia. El precedente administrativo: fundamentos y eficácia vinculante. Madrid: Marcial Pons, 2008.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GROSSI, Paolo. Mitologias jurídicas da modernidade. 2. ed. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.

MAURER, Hartmut. Direito Administrativo Geral. Barueri: Manole, 2006.

MODESTO, Paulo. Autovinculação da Administração Pública. Revista Eletrônica de Direito do Estado. Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, n. 24, out./dez., 2010.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Advocacia pública e o princípio da eficiência. Interesse Público. Belo Horizonte, v. 1, n. 4, out. 1999.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. A constitucionalização do direito administrativo: o princípio da juridicidade, a releitura da legalidade administrativa e a legitimidade das agências reguladoras. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Princípios do Direito Administrativo. 2ª ed., São Paulo: Método, 2013.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Precedentes administrativos, São Paulo: Método, 2018.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 7. ed. São Paulo: Método, 2019.

OTERO, Paulo. Legalidade e Administração Pública: o sentido da vinculação administrativa à juridicidade. Coimbra: Almedina, 2003.

PIELOW, Johann-Cristian. Integración Del ordenamiento jurídico: autovinculaciones de La Administración. In: MUÑOZ, Guillermo Andrés; SALOMONI, Jorge Luis. Problemática de La administración contemporânea: una comparación europeo-argentina. Buenos Aires: Ad-Hoc, 1997.

ROMANO, Santi. O ordenamento jurídico. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008.

SILVA, José Afonso. A advocacia pública e o Estado Democrático de Direito. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, 230, out./dez. 2002.

SOUTO, Marcos Juruena Villela. O papel da advocacia pública no controle da legalidade da Administração. Interesse Público. Belo Horizonte, v. 6, n. 28, nov. 2004, p. 62.

VALIM, Rafael. O princípio da segurança jurídica no Direito Administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2010.

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

Oliveira, R. C. R. (2019). O PAPEL DA ADVOCACIA PÚBLICA NO DEVER DE COERÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 5(2), 382–400. https://doi.org/10.21783/rei.v5i2.392

Edição

Seção

Dossiê