A TAREFA DE ENSINAR DIREITO NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - O DESAFIO DE INTEGRAR UMA COMUNIDADE EPISTÊMICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ester Gammardella Rizzi Professora de Direito no curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP).
  • Gustavo Bambini Professor de Direito no curso de Gestão de Políticas Públicas da da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP).

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v5i3.434

Palavras-chave:

Comunidade epistêmica, Ensino do direito, Interdisciplinaridade, Políticas Públicas

Resumo

O pressuposto que orienta a montagem dos cursos de graduação no campo das políticas públicas é claro: para se formar um bom profissional ou um bom pesquisador da área é necessário fazê-lo transitar por diversos campos de conhecimento que, historicamente, se constituíram afastados uns dos outros. O desafio é como compreender e praticar a interdisciplinaridade intrínseca a essa proposta. Mais especificamente, como fazer com que a transição constante e necessária entre diversos campos de saber não resulte, ao final, em uma formação deficiente, quando considerada do ponto de vista de cada disciplina particular, e fragmentada, quando considerada em seu conjunto? Para indicar o núcleo do desafio da formação interdisciplinar, utilizamos o conceito de “comunidade epistêmica”, que se caracteriza pelo fato de que seus membros compartilham, em maior ou menor medida: a) uma linguagem comum, dotada de certos conceitos que se supõem aptos a descrever os objetos de estudo do campo, mas que, bem considerados, estão também construindo esses objetos de estudo; b) uma avaliação comum acerca de quais são os problemas relevantes a serem resolvidos com relação a esses objetos; c) tendência a uniformizar certas crenças básicas, pré-teóricas, que permitem estruturar o campo de estudos; d) uma visão compartilhada a respeito de quais são os métodos válidos, aceitáveis, para a abordagem e resolução dos problemas da disciplina (ZITO, 2001; HAAS, 1992). O desafio aos professores do campo de públicas reside no dilema entre se afastarem de suas comunidades de origem para forjar uma comunidade epistêmica própria, interdisciplinar, ou manter o vínculo com sua comunidade epistêmica de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Gammardella Rizzi, Professora de Direito no curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP).

Mestre e Doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP.

Gustavo Bambini, Professor de Direito no curso de Gestão de Políticas Públicas da da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP).

Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP.

Referências

BENEVIDES, Maria Vitoria de Mesquita. Cidadania e Democracia. Revista Lua Nova, n. 33, 1994.

BRUNET, Emiliano. Sobre a abordagem acadêmica de políticas públicas em um curso de graduação em direito: contribuição para um programa. REI - Revista de Estudos Institucionais, v. 5. n. 3, 2019.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma teoria jurídica das políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2013.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Método e aplicações da abordagem Direito e Políticas Públicas. REI - Revista de Estudos Institucionais, v. 5, n. 3, 2019.

BUCCI, Maria Paula Dallari; COUTINHO, Diogo. Arranjos jurídico- institucionais da política de inovação tecnológica: uma análise baseada na abordagem de direito e políticas públicas. In: COUTINHO, Diogo; FOSS, Maria Carolina; MOUALEM, Pedro Salomon (orgs.). Inovação no Brasil avanços e desafios jurídicos e

institucionais. São Paulo: Blucher, 2017.

COELHO, F. S. A Fase Embrionária do Campo de Públicas: O Processo de Expansão e Diversificação do Ensino de Graduação de Administração Pública no Brasil entre 1995 e 2006. Revista Administração em Diálogo, v. 21, n. 2, 2019, p. 240-267.

GRAU, Eros Roberto. Parecer para Philip Morris Brasil S.A. 1988. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/download/47346/45752.> Acesso em: 29 set. 2019.

HAAS, Peter M. Introduction: epistemic communities and international policy coordination. International organization, v. 46, n. 1, 1992, p. 01–35.

KENNEDY, Duncan. The political significance of the structure of the Law School curriculum. Seton Hall Law Review, v. 14, n. 1, 1983, p. 01-16.

MARQUES, Eduardo; FARIA, Carlos Aurélio. A política pública como campo multidisciplinar (coletânea). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.

MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SILVA, Luís Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. RT, ano 91, n. 798, 2002.

SÃO PAULO. USP. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2015/11/PPP-GPP-2017.pdf>. Acesso em: 01 out. 2019.

ZITO, A. R. Epistemic communities, collective entrepreneurship and European integration. Journal of European Public Policy, v. 8, n. 4, 2001, p. 585–603.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Rizzi, E. G., & Bambini, G. (2019). A TAREFA DE ENSINAR DIREITO NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - O DESAFIO DE INTEGRAR UMA COMUNIDADE EPISTÊMICA INTERDISCIPLINAR. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 5(3), 904–925. https://doi.org/10.21783/rei.v5i3.434

Edição

Seção

Dossiê