DIREITO ADMINISTRATIVO

ENTRE JUSTIFICAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v9i3.785

Palavras-chave:

Direito administrativo, Democracia, Constitucionalismo, Interesse público, Pragmatismo, Consequencialismo

Resumo

O texto expõe a evolução contemporânea do direito administrativo brasileiro na perspectiva do autor. Sintetizando as mutações mais relevantes da disciplina, o autor discorre sobre o que denomina de giros democrático-constitucional e pragmático, procurando atender às exigências políticas, econômicas e sociais de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Binenbojm, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor Emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Doutor e Mestre em Direito Público pela UERJ. Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School (EUA). Procurador do Estado do Rio de Janeiro e Advogado. Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas – ABLJ.

 

Referências

ÁVILA, Humberto. Repensando o “princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.” In: WOLKMER, Antônio Carlos et al. O direito público em tempos de crise: estudos em homenagem a Ruy Ruben Ruschel. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. São Paulo: Malheiros, 2004.

BINENBOJM, Gustavo. Poder de polícia, ordenação, regulação. Belo Horizonte: Fórum, 2020 (3a edição).

BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2014 (3a edição).

CYRINO, André. Direito administrativo de carne e osso. Rio de Janeiro: Processo, 2021.

JORDÃO, Eduardo. Controle judicial de administração pública complexa: a experiência estrangeira na adaptação da intensidade do controle. São Paulo: Malheiros, 2016.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

MENDONÇA, José Vicente Santos. Direito constitucional econômico: a intervenção do Estado na economia à luz da razão pública e do pragmatismo. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

SARMENTO, Daniel. Interesses públicos vs. Interesses privados na perspectiva da teoria e da filosofia constitucional. In: SARMENTO, Daniel (org.). Interesses públicos vs. Interesses privado: desconstruindo o princípio da supremacia do interesse público. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito Administrativo para céticos. São Paulo: Malheiros, 2014 (2ª edição)

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Binenbojm, G. (2023). DIREITO ADMINISTRATIVO: ENTRE JUSTIFICAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 9(3), 774–782. https://doi.org/10.21783/rei.v9i3.785

Edição

Seção

Dossiê