O PROJETO “HISTÓRIA ORAL DO SUPREMO” DA FGV DIREITO RIO
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.360Keywords:
Pesquisa jurídica, Supremo Tribunal Federal, História OralAbstract
O projeto “História Oral do Supremo (1988-2013)” foi liderado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), com participação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea – CPDOC e da FGV Direito SP. O objetivo do projeto foi criar um registro audiovisual e escrito da história do Supremo Tribunal Federal a partir de depoimentos de ministros aposentados e em atividade. Todas as entrevistas realizadas estão disponíveis online em formato open access no site historiaoraldosupremo.fgv.br. Neste artigo, apresento em linhas gerais as origens do projeto no contexto da recepção da História Oral no Brasil, as fases de realização do projeto, seus desafios metodológicos e seu impacto dentro e fora da academia. Para além de produzir conteúdo biográfico, o projeto fornece material rico para pesquisas sobre a história e o funcionamento do STF. Para além de fonte de pesquisa, o projeto é parte de um esforço de democratização do conhecimento sobre esta institutição.Downloads
References
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ARGUELHES, Diego Werneck; HARTMANN, Ivar A. Timing control without docket control: how individual Justices shape the Brazilian Supreme Court's agenda. Journal of Law and Courts, 2017.
CID, Alessandra et al. O Supremo por seus Ministros: o impacto da criação da TV Justiça no processo decisório do STF. Projeto de oficina de pesquisa coordenada por Diego Werneck e Leandro Molhano, FGV Direito Rio, 2015.
DA SILVA JÚNIOR, Alexandre Neves. Entre o Direito e a Política: a trajetória do ministro Nelson Jobim. Trabalho de Conclusão de Curso. FGV Direito Rio, 2015
FERREIRA, Marieta de Moraes. Oral history in Brazil: an assessment. Rio de Janeiro: CPDOC, 2004.
TREBITSCH, Michel. História Oral no discurso da História Contemporânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História Oral e Multidisciplinariedade. Rio de Janeiro: Diadorim Editora Ltda., 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold their copyright and concede to the JOURNAL OF INSTITUTIONAL STUDIES the right to the first publication, in accordance with the Creative Commons Attribution license.
Authors are strongly encouraged to publish their manuscripts in other medias, such as institutional repositories and personal pages. The Journal only requires the credits of the first publication.