O BRASIL E OS TRATADOS PARA EVITAR DUPLA TRIBUTAÇÃO DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v11i2.916Palavras-chave:
Tratados internacionais, Economia digital, Tributação, Reforma tributáriaResumo
A tributação da economia digital representa um grande desafio universal e tem ensejado a celebração de tratados bilaterais e multilaterais para disciplinar a tributação internacional. O sistema tributário brasileiro atual contempla múltiplas incidências sobre o consumo de bens e serviços, o que dificulta a postulação do País para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica – OCDE. A reforma tributária, promovida pela Emenda Constitucional n. 132/2023, revela-se um importante passo para alcançar-se tal objetivo.
Downloads
Referências
BRASIL. Governo Federal. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/acordos-nternacionais/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao, acesso em 19.02.2025.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. https://portal.stf.jus.br/. acesso em 19.02.2025.
BRITTO, Carlos Ayres. “Soft Law e Hard Law como caminho para afirmação do direito à proteção de dados”, in https://ayresbritto.adv.br/soft-law-e-hard-law-como-caminho-para-afirmacao-do-direito-a-protecao-de-dados/, acesso em 19.02.2025).
COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário – Constituição e Código Tributário Nacional, 14ª ed., São Paulo : Saraiva, 2024.
G20. https://g20.org/about-g20/g20-members/, acesso em 19.02.2025.
OCDE. https://www.oecd.org/about/, acesso em 19.02.2025.
Revista Forbes. https://forbes.com.br/forbes-money/2022/01/ocde-abre-negociacoes-com-brasil-e-outros-5-paises-para-adesao/, acesso em 19.02.2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regina Helena Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.