A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E OS MODELOS DE REMUNERAÇÃO MOLDANDO A FORMA DE CUIDAR NA SAÚDE SUPLEMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v7i1.609Palabras clave:
Tecnologia, Saúde suplementar, CID-10, ANSResumen
Na década de 1970, o desenvolvimento do setor de saúde suplementar brasileiro se deu paralelamente ao desenvolvimento do mercado de trabalho formal, sobretudo através das grandes empresas. Apenas a partir da segunda metade dos anos 1980, verificou- se expansão dos planos de saúde em direção aos vínculos individuais.
Após décadas sem regulação desse setor se deu a aprovação da Lei no 9.656, em junho de 1998, que dispôs sobre as regras para o funcionamento dos planos e seguros privados de assistência à saúde. Em 2000 foi criada, pela Lei no 9.961, a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com a finalidade de regulamentar o setor, que havia se expandido desordenadamenteDescargas
Citas
Da Silveira DP, Araújo DV, Gomes GHG, Lima
KC, Estrella K, Oliveira M, et al. Idoso na saúde suplementar: uma urgência para a saúde da sociedade e sustentabilidade do setor. Rio de Janeiro: ANS; 2016.
http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-e-indicadores-do-setor/sala-de-situacao
http://conitec.gov.br/entenda-a-conitec-2
Agência Nacional de Saúde Suplementar. Projeto Idoso Bem Cuidado: “Idosos na saúde suplementar: uma urgência para a saúde da sociedade e sustentabilidade do setor”. Rio de Janeiro: ANS, 2016.
Institute of Medicine. Committee on Quality of Health Care in America. Crossing the quality chasm: a new health system for the 21st century. Washington, DC: National Academy Press, 2001.
Oliveiras Oliveira, MR, et al, Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2017; 20(5): 625-634, On-line version ISSN 1981-2256, https://doi.org/10.1590/1981-22562017020.170132.
Oliveira M. R., at al, J Bras Econ Saúde 2018;10(2), O modelo de remuneração definindo forma de cuidar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.