O DELEGACIONISMO NO STF: UMA TRÉPLICA A VIRGÍLIO AFONSO DA SILVA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21783/rei.v3i2.143

Mots-clés :

Supremo Tribunal Federal, Julgamentos de Grupo, Interpretação Jurídica, Deliberação, Precedentes

Résumé

No presente artigo, pretendemos responder às críticas elaboradas por Virgílio Afonso da Silva, em O Relator dá voz ao STF? Uma réplica a Almeida e Bogossian, ao nosso artigo “Nos termos do voto do Relator”: considerações acerca da fundamentação coletiva nos acórdãos do STF. Nosso propósito com o presente artigo é duplo. Além de responder às críticas que nos dirigiu nosso interlocutor, pretendemos apresentar com mais clareza o argumento sugerido em nosso artigo anterior (que chamamos de argumento do delegacionismo), definindo as condições para sua afirmação, e situá-lo no pano de fundo de nossa pesquisa, a respeito da natureza coletiva dos julgamentos no STF – mais especificamente, a busca por critérios para atribuir determinados fundamentos de decisão à corte, entendida enquanto grupo-agente. Concluímos que, apesar de algumas críticas de Silva serem pertinentes, elas não comprometem decisivamente nossa tese central, de modo que ainda consideramos haver boas evidências para pensar que a autocompreensão da corte expressa em seus acórdãos confirma a hipótese de que a corte remete suas razões de decidir para o voto do relator do acórdão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danilo dos Santos Almeida, ESUCRI

Professor da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI), Doutor em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio, Mestre em Filosofia e Teoria do Direito e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Andre Martins Bogossian, Harvard University

Mestre em Direito pela Harvard Law School e em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisador da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio).

Références

ALMEIDA, Danilo dos Santos. As Razões Ocultas do Supremo Tribunal Federal: um estudo sobre agenciamento de grupo na Corte. Tese (Doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

ALMEIDA, Danilo dos Santos. A Fundamentação de Decisões Judiciais Colegiadas e o Problema de sua Demarcação. In: Daniel Marchiori Neto; Danilo dos Santos Almeida (Orgs.). Estudos em Filosofia do Direito, Volume II: Ensaios em Filosofia do Direito. Rio Grande, RS: Editora FURG, 2017.

ALMEIDA, Danilo dos Santos; BOGOSSIAN, Andre Martins. “Nos Termos do Voto do Relator”: Considerações acerca da Fundamentação Coletiva nos Acórdãos do STF. Revista Estudos Institucionais, Vol. 2, 1, 2016.

BARROSO, Luís Roberto. Supremo Tribunal Federal, Direitos Fundamentais e Casos Difíceis. Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC, No. 19, 2012.

BOGOSSIAN, Andre Martins; ALMEIDA, Danilo dos Santos. É Possível Falar em Precedente “do Supremo”? In: Joaquim Falcão; Diego Werneck Arguelhes; Felipe Recondo (Orgs.). Onze Supremos: o Supremo em 2016. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2017.

CAMPOS, Carlos Alexandre de Azevedo. Explicando o Avanço do Ativismo Judicial do Supremo Tribunal Federal. Revista do Instituto do Direito Brasileiro – RIDB, Vol. 2, 8, 2013.

KORNHAUSER, Lewis; SAGER, Lawrence. Unpacking the Court. The Yale Law Journal, Vol. 96, 1, 1986.

LEITE, Fábio Carvalho; BRANDO, Marcelo Santini. Dispersão de Fundamentos no Supremo Tribunal Federal. Direito, Estado e Sociedade, No. 48, 2016.

MENDES, Conrado. Projeto de uma Corte Deliberativa. In: Adriana Vojvodic, et. al.. (Orgs.). Jurisdição Constitucional no Brasil. São Paulo, SP: Malheiros, 2012.

SILVA, Virgílio Afonso da. Deciding Without Deliberating. International Journal of Constitutional Law, Vol. 11, 3, 2013.

SILVA, Virgílio Afonso da. “Um Voto Qualquer”? O papel do ministro relator na deliberação no Supremo Tribunal Federal. Revista Estudos

Institucionais, Vol. 1, 1, 2015.

SILVA, Virgílio Afonso da. O Relator dá Voz ao STF? Uma réplica a Almeida e Bogossian. Revista Estudos Institucionais, Vol. 2, 2, 2016.

TUOMELA, Raimo. Social Ontology: collective intentionality and group agents. New York, NY: Oxford University Press, 2013.

Téléchargements

Publiée

2018-02-25

Comment citer

Almeida, D. dos S., & Bogossian, A. M. (2018). O DELEGACIONISMO NO STF: UMA TRÉPLICA A VIRGÍLIO AFONSO DA SILVA. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 3(2), 1393–1422. https://doi.org/10.21783/rei.v3i2.143

Numéro

Rubrique

Réplicas

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice