EXPERIMENTALISMO E ANÁLISE INSTITUCIONAL NO CURSO FGV DIREITO RIO: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Joaquim Falcão Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Regulação.
  • Pedro Delfino Graduado em Direito e graduando em Matemática Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas. Co-fundador do NetLex.

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.347

Palavras-chave:

Direito, Ensino jurídico, Experimentalismo institucional,

Resumo

Em meados de Maio de 2015, o Diretor da FGV DIREITO RIO marcou uma reunião com o coordenador da graduação e com um aluno do 5° período. A conversa começou com a seguinte frase: "Olha, no próximo semestre eu gostaria de dar uma disciplina". O tema seria educação jurídica. - disse o Diretor. “Bacana professor, vou me inscrever nessa matéria aí com certeza” - disse o garoto com uma perceptível empolgação. - Mas tem um detalhe. Eu gostaria que você fosse professor na disciplina junto comigo. Depois disso, algumas semanas se passaram e coube ao aluno preparar uma proposta de curso. Em uma nova reunião, o estudante apresentou sua ideia. - Isso é completamente diferente do que eu havia imaginado. Sejamos francos, essa ideia é psicodélica. Mas nós vamos fazer mesmo assim - disse o diretor rindo. A estrutura do DNA de uma instituição é definida pelo que as pessoas fazem e não por aquilo que elas dizem. Se for possível estruturar o experimentalismo institucional em uma fórmula, a equação necessariamente exigirá (i) tolerância ao risco e (ii) abertura em relação ao que é diferente. Apenas nesse contexto é possível construir um curso que adota a seguinte premissa: alunos também podem ensinar. O desenrolar desse experimento são cenas das próximas seções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Falcão, Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Regulação.

Doutor em Educação pela University of Génève. LLM pela Harvard Law School. Graduado em Direito pela PUC-Rio. ex-Diretor da FGV Direito Rio. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2005 a 2009).

Pedro Delfino, Graduado em Direito e graduando em Matemática Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas. Co-fundador do NetLex.

Co-fundador do NetLex.

Referências

DANTAS, F. C. de San Tiago. A Educação Jurídica e a Crise Brasileira. Educação Jurídica e Método de Caso. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 3, Rio de Janeiro, Fevereiro de 2009.

FALCÃO, Joaquim. “Classe dirigente e ensino jurídico: uma releitura de San Tiago Dantas. Em: Cadernos FGV Direito Rio, vol. 3, Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2009, p. 39-80.

FALCÃO, Joaquim LACERDA, Gabriel; RANGEL, Tânia. Aventura e legado no ensino jurídico. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2012.

KATZ , Daniel Martin, The MIT School of Law? A Perspective on Legal Education in the 21st Century. University of Illinois Law Review, No. 5, Outubro, 2014. Disponível em:: http://ssrn.com/abstract=2513397.

RODRIGUEZ, Caio Farah; FALCÃO, Joaquim. O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.

UNGER, Roberto Mangabeira, O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Projetos para um novo ensino jurídico no Brasil. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Falcão, J., & Delfino, P. (2019). EXPERIMENTALISMO E ANÁLISE INSTITUCIONAL NO CURSO FGV DIREITO RIO: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 5(1), 1–19. https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.347

Edição

Seção

Dossiê