REFLETINDO SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO MESTRADO EM DIREITO DA REGULAÇÃO

Auteurs

  • Sergio Guerra Diretor, Professor Pesquisador Titular de Direito Administrativo da FGV DIREITO RIO

DOI :

https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.348

Mots-clés :

Direito regulatório, Ensino jurídico, Pesquisa jurídica

Résumé

A FGV, diferentemente do que muitos pensam, e em que pese sua missão de contribuir com “bens públicos”, sob a ótica econômica, para o desenvolvimento nacional, é uma instituição privada. Foi criada em 1944 com o objetivo de ser um centro de excelência voltado para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. O foco, na ocasião, era a economia, a administração pública e de empresas. A missão final da FGV era (e ainda é) contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, para a melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do Brasil no cenário internacional. Como decorrência da crise de financiamento do Estado e do processo de redemocratização dos anos 1980, o histórico modelo intervencionista brasileiro, fortemente ancorado na atuação direta do Estado sobre a economia, cedeu espaço a um modelo temperado, em que o poder público passa a atuar principalmente por meio da intervenção indireta sobre os mercados, através de normatização, fomento e fiscalização: regulação. Assim, a criação do mestrado acadêmico em Direito da Regulação mostrou-se um caminho natural. O presente texto visa compartilhar com os leitores o registro de minha experiência docente e de coordenação do mestrado em direito da regulação, da Fundação Getúlio Vargas – FGV

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sergio Guerra, Diretor, Professor Pesquisador Titular de Direito Administrativo da FGV DIREITO RIO

Visiting Researcher pela Yale Law School. Pós-Doutor em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Doutor em Direito Econômico pela UGF. Mestre em Direito pela UCAM. Professor Titular de Direito Administrativo da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas - RJ, na qual ocupa o cargo de Diretor. Coordenador do Curso International Business Law, da Universidade da Califórnia (Irvine). Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná. Árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA. Embaixador no Brasil da Yale University. Editor da Revista de Direito Administrativo (RDA). Consultor Jurídico da Comissão de Direito Administrativo da OAB/RJ. Tem experiência de 30 anos na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Regulatório e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: agências reguladoras, regulação de serviços públicos e atividades econômicas; contratação, arbitragem e controle da administração pública. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.

Références

BALDWIN, Robert; CAVE, Martin; LODGE, Martin. Understanding Regulation. Theory, Strategy, and Practice. 2nd. Ed. Oxford: OUP, 2012.

BERNSTEIN, Marver H. Regulating business by independent commission. 2. tir. New Jersey: Princeton University Press, 1955.

CAVALCANTI. Bianor Scelza. O gerente equalizador: estratégias de gestão no setor público. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 42(5):829-74, set/out. 2008.

_____. Reforma do estado e contexto brasileiro: crítica do paradigma gerencialista. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

EPSTEIN, Richard A. How progressives rewrote the constitution. Cato Institute: Washington, 2001.

EPSTEIN, Richard A. Why the modern administrative state is inconsistent with the rule of law. NYU Journal of Law & Liberty, v. 3, 2006.

FELLMETH, Robert. The interstate commerce omission. New York: Grossman Publishers, 1970.

KOLKO, Gabriel. Railroads and regulations: 1877 – 1916. New York: The Norton Library, 1965.

MASHAW Jerry. Creating the administrative constitution: the lost one hundred years of American administrative law. New Haven: Yale University Press, 2012.

MATTOS, Paulo. O novo estado regulador no Brasil. São Paulo: Singular, 2006.

MCCRAW, Thomas K., et al. Prophets of regulation: Charles Francis, Adams Louis D. Brandeis, James M. Landis, Alfred E. Kahn. Massachussets: Harvard, 1984.

ROSE-ACKERMAN, Susan. Rethinking the progressive agenda: the reform of the American regulatory state. New York: The Free Press, 1992.

Téléchargements

Publiée

2019-05-08

Comment citer

Guerra, S. (2019). REFLETINDO SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO MESTRADO EM DIREITO DA REGULAÇÃO. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 5(1), 20–33. https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.348

Numéro

Rubrique

Dossiê