UMA ANÁLISE HERMENEUTICA DOS AVANÇOS TRAZIDOS PELO NOVO CPC

Auteurs

  • Lenio Luiz Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI :

https://doi.org/10.21783/rei.v2i1.39

Mots-clés :

Hermenêutica Jurídica, Novo CPC, Decisão Judicial, Livre Convencimento, Precedentes

Résumé

Nunca estive de má vontade com o CPC/15. Tudo o que escrevi foi para criticar o instrumentalismo processual e seus efeitos colaterais, presentes até que o Relator, Dep. Paulo Teixeira, assumisse, corajosamente, a tese de que havia algo a mais para ser tratado no Projeto. Esse plus dizia respeito aos paradigmas filosóficos e à necessidade de controlar as decisões judiciais. De todo modo, creio que do projeto e sua complexidade podem ser retirados alguns princípios norteadores do novo Código, como o da necessidade de manter a coerência e a integridade da jurisprudência (incluídos os precedentes), a vedação do livre convencimento, o que implica um menor protagonismo e a necessidade da adoção do paradigma da intersubjetividade, ou seja, a subjetividade do juiz deve ser suspensa e controlada pela intersubjetividade estruturante do direito. Essa é a holding do novo “sistema”. Sem compreendê-lo, corremos o risco de fazer uma revolução à avessas. Raciocínios pequeno-gnosiológicos ainda assentados nos paradigmas objetivistas ou subjetivistas (ou de suas vulgatas voluntaristas) podem, rapidamente, provocar a derrocada de uma boa ideia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lenio Luiz Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos (RS) e Unesa (RJ); Doutor e Pós-Doutor em Direito; Ex-Procurador de Justiça (MP/RS). Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDCONST; Professor Emérito da EMERJ-RJ; Presidente de Honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica (IHJ). Advogado.

Références

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Efetividade do Processo e Técnica Processual. São Paulo, SP: Malheiros, 2006.

CARVALHO DIAS, Ronaldo Brêtas de. Projeto do novo Código de Processo Civil aprovado pelo Senado: exame técnico e constitucional. In: Fernando Rossi et al. (Orgs.). O Futuro do Processo Civil no Brasil: uma Análise Crítica ao Projeto do Novo CPC. Belo Horizonte, MG: Fórum, 2011.

CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. Processo Constitucional. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Pergamum, 2013.

DELFINO, Lúcio. A paradoxal decisão por equidade no Estado Democrático de Direito: apontamentos sobre o “Relatório Paulo Teixeira”. In: Alexandre Freire et al. (Orgs.). Novas Tendências do Processo Civil. Estudos sobre o Projeto do Novo Código de Processo Civil: Vol. 3. Salvador, BA: Editora JusPodivm, 2014.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Trad. Nelson Boeira. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2002.

MENDES, Gilmar Ferreira; STRECK, Lenio Luiz. Art. 93, B – Comentários. In: CANOTILHO, J. J. Gomes et al. (Coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo, SP: Saraiva/Almedina, 2013.

NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do Processo na Constituição Federal. 10ª ed. São Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2010.

NEVES, A. Castanheira. A distinção entre a questão-de-facto e a questão-de-direito. In: A. Castanheira Neves. Digesta: escritos acerca do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Vol. 1. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.

NUNES, Dierle José Coelho. O recurso como possibilidade jurídicodiscursiva das garantias do contraditório e da ampla defesa. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito Processual) – Programa de PósGraduação em Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

______. O princípio do contraditório. Revista Síntese de Direito Civil e Processo Civil, Vol. 5, 29, 2004.

STRECK, Lenio Luiz; ABBOUD, Georges. O que é isto: o precedente judicial e as súmulas vinculantes? Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2013.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: Constituições, Hermenêutica e Teorias Discursivas. 4ª ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2011.

______. Hermenêutica Jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 11ª ed. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2014.

______. Novo CPC decreta a morte da lei. Viva o common law! Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2013-set-12/senso-incomumcpc-decreta-morte-lei-viva-common-law>. Acesso em: 23 de maio de 2014.

______. Lições de Crítica Hermenêutica do Direito. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2014.

Téléchargements

Publiée

2016-07-31

Comment citer

Streck, L. L. (2016). UMA ANÁLISE HERMENEUTICA DOS AVANÇOS TRAZIDOS PELO NOVO CPC. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 2(1), 144–167. https://doi.org/10.21783/rei.v2i1.39

Numéro

Rubrique

Artigos