A FACULDADE NACIONAL DE DIREITO: ALMA MATER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v7i2.635

Palavras-chave:

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Direito, Faculdade Nacional de Direito

Resumo

O artigo intenta moldar um quadro representativo, conquanto sintético, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Empreende-se, para tal, uma visita pela história, passando por episódios marcantes e desafios. Apresentam-se duas contribuições que tiveram ensejo na Faculdade a partir do engenho de San Tiago Dantas. Faz-se uma consideração sobre o mandamento constitucional da gratuidade do ensino público. Assenta-se, a partir da ambiência acadêmica descrita por Hermes Lima, a abertura recente da Faculdade para a Ética Animal. Afirma-se que a Faculdade Nacional de Direito reúne os predicados que a qualificam como alma mater studiorum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa Souza de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Direito Administrativo/UFRJ e do Centro de Ética Ambiental/UFRJ

Referências

CABRAL, Antonio do Passo. Alguns mitos do processo (III): a disputa entre Pontes de Miranda e Haroldo Valladão em concurso para professor catedrático na Universidade do Rio de Janeiro entre 1936 e 1940. Revista Brasileira de Direito Processual, ano 26, nº 96, p. 11-47, out./dez. 2016.

DANTAS, San Tiago. Palavras de um professor. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. VII. A 1ª ed. é de 1975.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade do Brasil: das origens à construção. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o Município e o regime representativo no Brasil. 7ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

OLIVEIRA, Fábio Corrêa Souza de. Direito e Ética Animal: uma leitura a partir da categoria Romance em Cadeia, de Ronald Dworkin. In: Direito, democracia e sustentabilidade. Anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Passo Fundo: IMED, p. 163-188, 2015.

_________. Notas sobre as Universidades Públicas no Brasil. Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito, Revista Jurídica Luso-Brasileira, ano 1, nº 3, p. 549-569, 2015.

_________. San Tiago Dantas e a Faculdade Nacional de Direito: lembrança e atualidade. Versus, Revista de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), no prelo.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A memória institucional e os impactos da repressão na UFRJ. Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: Histórias e Parcerias.

_________. As memórias em disputa sobre a ditadura civil-militar na UFRJ: lugares de memória, sujeitos e comemorações. Tempo, v. 27, nº 1, p. 185-203, jan./Abr. 2020.

SILVEIRA, Daniel Veríssimo da; COSTA, Katryce Muniz Santos. O paradigma da segregação dos campi universitários no Brasil: distanciamento físico e implicações sociais. Universidade Federal da Bahia: Urbicentros: morte e vida dos centros urbanos, 22 a 24 de outubro de 2012.

VALLADÃO, Haroldo. Impugnação á these e a trabalhos apresentados pelo candidato Bacharel F. C. Pontes de Miranda no concurso para Professor Cathedrático de Direito Internacional Privado da Universidade do Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1939.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Oliveira, F. C. S. de. (2021). A FACULDADE NACIONAL DE DIREITO: ALMA MATER. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 7(2), 442–466. https://doi.org/10.21783/rei.v7i2.635

Edição

Seção

Dossiê